OS MÉTODOS DO TREINO DA FORÇA

No post de hoje , iremos concluir a abordagem geral dos métodos do treino da força.
Depois do Método dos Esforços Máximos ( post de 1 -12-2014 ) abordaremos o Método dos Esforços Repetidos e o Método dos Esforços Dinâmicos, concluindo assim a classificação dos métodos do treino da força segundo Zatsiorski.

foto-7

MÉTODO DOS ESFORÇOS REPETIDOS

Este método, consiste em realizar 6 a 10 séries de 5 a 10 repetições de 60% a80% de 1RM, conforme o nível do atleta. O tempo de recuperação entre séries varia entre os 3 e os 5 minutos , consoante o estado de fadiga e a experiência dos atletas.
Este método , actua sobre a sincronização das unidades motoras ( coordenação intramuscular) ,a coordenação intermuscular e o aumento do volume muscular.

VANTAGENS

O MÉTODO DOS ESFORÇOS REPETIDOS , permite trabalhar com cargas mais pequenas do que o MÉTODO DOS ESFORÇOS MÁXIMOS, alcançando assim uma grande % de público independentemente do nível dos atletas.
Apesar de permitir o desenvolvimento do volume muscular este método actua também sobre os mecanismos nervosos, mas com tempos de recuperação menores, o que permite realizar sessões de dois em dois dias.

INCONVENIENTES

Quando aplicado em atletas que praticam desportos por categorias de peso corporal, devemos estar muito atentos , pois este método desenvolve a massa muscular aumentando o peso do atleta.

MÉTODO DOS ESFORÇOS DINÂMICOS

Os ESFORÇOS DINÂMICOS, desenvolvem a capacidade de expressão da força em pouco tempo (movimentos desportivos que necessitam de força rápida ), a coordenação inter e intramuscular , não tendo qualquer efeito sobre o aumento da massa muscular. Este método desenvolve as qualidades dinâmicas dos atletas.
A prescrição deve incidir sobre um trabalho realizado a 6 séries de 6 repetições , variando a intensidade da carga entre os 30% e os 50% de 1 RM. O intervalo entre séries é de 3 minutos.

VANTAGENS

Este método permite ao atleta trabalhar a velocidades altas, replicando os gestos próximos da competição .A recuperação é rápida , máximo 3 dias e é um método eficaz para os novatos no treino da força, não se observando inconvenientes de qualquer espécie.

Anúncios

One thought on “OS MÉTODOS DO TREINO DA FORÇA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s