Feliz 1ºAniversário

Que ano fantástico! Sim, sabemos que é Março e que este tipo de afirmações são mais comuns no mês de Dezembro, mas hoje, o COMP – Centro de Otimização do Movimento e Performance faz um ano. E que ano fantástico!
Percorremos o país de norte a sul, estivemos ao lado de outros palestrantes de renome, tivemos oportunidade para partilhar experiências e conhecimento com treinadores, jogadores, dirigentes, etc.Olhando para trás, foi realmente um excelente ano.
Estas experiências deram ainda para aferirmos melhor o estado do conhecimento e de como o “país desportivo” está a receber o tema da preparação física. E o que tínhamos para contar se fossemos contar tudo o que percebemos ao longo deste ano – mas isso fica para depois, vamos agora fazer um outro tipo de viagem.
Virar do século, onde tudo começou….
O COMP faz hoje, 12 de Março de 2017, um ano de existência. Temos já atletas que treinam connosco. Uns em regime presencial, outros à distância e outros ainda em regime misto. Vamos no próximo fim de semana dar, num clube,  uma formação interna teórica e prática de 4h sobre preparação física. Apesar de isto tudo ser muito recente, tudo começou no virar do século.
Em 2000 Sebastião Mota e César Cerqueira conheceram-se pela primeira vez. César tinha terminado uma prelecção e no final Sebastião foi ter com ele e fez o convite que dura há 17 anos. Começaram a trabalhar juntos.
A paixão comum sobre o Treino Desportivo e as variáveis que o afetam, era evidente e ao longo destes 17 anos só tem saído ainda mais reforçada.
Das tardes passadas no café da D.Julia, em Vila Real, às folhas e folhas de papel gastas, horas e horas de reflexões conjuntas, noites intermináveis ao computador a criar ficheiros para otimizar o treino e sempre, sempre focados em fazer os atletas melhores, em melhorar e aumentar o nosso conhecimento sobre os fenómenos do treino desportivo.
Nos anos seguintes, umas vezes mais à distância outras na presença um do outro, fomos mantendo o hábito destas reflexões partilhando as experiências que iamos tendo nos diferentes contextos por onde fomos passando.
Uma nova direção
No Verão de 2013, Sebastião é convidado a colaborar para o site planetabasket.pt numa série de artigos sobre o tema da preparação física em basquetebol. Começa assim, em setembro de 2013 uma colaboração que iria durar até setembro de 2015 e que culminou com a produção de 13 artigos sobre o tema.
Ainda durante esse período, Sebastião é convidado, pela ENB (Escola Nacional de Basquetebol) para ser prelector em clinics das Associações de Basquetebol de Viseu, Vila Real e Braga sobre o tema da preparação física e é numa dessas prelecções que surge a ideia de criarmos o blog para partilharmos as nossas ideias sobre o treino desportivo.
Em setembro de 2014 começamos o blog preparacaofisicaxxi.com. O objetivo era claro – partilhar a nossa paixão e ajudar a desenvolver a preparação física em Portugal. O blog não é atualizado da forma como desejaríamos. Os afazeres profissionais são grandes, mas registamos hoje visitas diárias de países como Argentina, Brasil e naturalmente Portugal.
Pouco depois, e por uma crescente vontade e procura, começou a fazer sentido pensarmos em algo mais. Surge então um convite realizado pela ENB para realizarmos um artigo sobre o treino da força em jovens. Esse artigo fica pronto a 12 de março de 2016 e é a primeira “ação” COMP.
E agora é quando se diz “o resto é história….”
Próximos passos…
Já dissemos que no próximo fim de semana estaremos num clube a dar uma formação de 4h sobre a preparação física. Iremos manter o trabalho com os nossos atletas nas suas modalidades, continuar a partilhar conhecimento, quer através da presença em diferentes eventos mas também no nosso blog.
O próximo ano do COMP parece vir a ser mais risonho ainda que o primeiro ano. Claro que ficamos satisfeitos com isso mas acreditamos que há ainda muito a fazer sobre este tema em Portugal.
Foi evidente, na partilha de experiências com pessoas que fomos conhecendo, sobre o longo caminho ainda para percorrer. Claro que ficamos satisfeitos com o excelente trabalho que a Federação Portuguesa de Râguebi está a fazer nesta área, assim como a Federação de Ginástica.
Foi evidente também que muito do trabalho inicial de desenvolvimento do processo do treino tem passado por iniciativas individuais de clubes/treinadores sem grandes apoios de outras entidades.
Fica para nós evidente que apenas trabalhando como o projeto da Federação de Râguebi está a desenvolver, é que serão conseguidos grandes e massivas transformações nos processos de treino das diferentes modalidades e com consequente melhoria dos resultados, nacionais e internacionais.
Nesta linha, terminamos com um excerto do Editorial do jornal “a bola” , de 9 de Março de 2017. Para nós, bastante esclarecedor quer ao nível dos dogmas ainda existentes e do longo caminho ainda a percorrer.
Obrigado por nos acompanharem e até para  o ano!
“Depois, há uma diferença preocupante de intensidade de jogo. Não apenas de intensidade de futebol ofensivo, mas, o que ainda é mas notório, de intensidade das equipas que não têm a bola. O Benfica marca à distância, se quisermos usar uma nomenclatura mais futeboleira, marca à zona, o que lhe permite uma posição defensiva mais estática e muito menos ativa sobre o adversário. Isso permite a equipas com executantes de grande qualidade terem tempo e espaço para executarem sem erro e permite o benefício  da dinâmica de ataque, que não pode ser travada por uma atitude de controlo posicional. Mas há uma questão maior. Nenhuma equipa portuguesa consegue aproximar-se, sequer, da intensidade de jogo global que Bayern, Dortmund, Barcelona, Real Madrid, até Juventus, colocam em campo nos noventa minutos. E aí pode haver um problema mais sério de défice estrutural na qualidade do treino”
excerto do Editorial do jornal “a bola” , de 9 de Março de 2017
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s